(13) 3355-4242 / 99685-6955          

Como conservar seus móveis

Para manter um móvel com aparência de novo por muitos anos:

  • Os raios solares não devem incidir diretamente sobre os móveis, pois podem alterar as suas características e a cor original.
  • Ao manusear objetos para a limpeza, levante-os e não arraste, pois pode causar riscos no revestimento dos móveis.
  • Não coloque peso (excessivo) sobre os móveis e nunca se apóie sobre as portas, pois poderá ocasionar desregulamento ou deslocamento das mesmas.
  • Não se apoie sobre as gavetas para alcançar as partes superiores. Deve-se ter atenção com as crianças, que, geralmente, utilizam as gavetas abertas como “escadas” para subirem nos móveis.
  • Não estenda toalhas úmidas ou molhadas sobre as portas dos móveis, pois, ao longo do tempo, a umidade poderá causar danos permanentes.
  • Não apoie panelas, fôrmas, assadeiras e demais utensílios aquecidos sobre os tampos, isto pode causar danos aos mesmos. Sempre utilize utensílios que suportam alta temperatura.
  • Não corte alimentos diretamente sobre os balcões, pois os instrumentos de corte poderão danificar o acabamento do móvel, Sempre utilize objetos próprios para corte em cima dos móveis.
  • Evite o contato de tinta (canetas em geral) nos revestimentos dos armários e tampos, pois podem causar manchas. Utilize portas-caneta e anteparos para guardar estes materiais.
  • Sempre mantenha os móveis livres de umidade. Utilize vedantes de silicone para vedar a junção dos tampos e pias com o revestimento das paredes. Verifique as instalações hidráulicas periodicamente, a fim de evitar que seu móvel seja danificado.
  • Atenção ao escolher os produtos de limpeza, sempre verifique a sua composição química, a fim de identificar sua compatibilidade com os materiais dos móveis e acessórios.

Limpeza

Armários, Portas e Tampos:

Use um pano limpo umedecido com sabão neutro (não alcalino) e água, ou álcool e água (ambos em partes iguais). Seque completamente com um pano macio. Após, lustre levemente seguindo a textura do móvel.


Não utilizar

  • Pano encharcado (O acúmulo de água causa danos ao móvel)
  • Pano de louça (Pode conter resíduos)
  • Pano seco (Além de não limpar, com o tempo desgasta o móvel)
  • Lustra-móveis coloridos ou cera (Podem deixar resíduos, causando manchas no móvel)
  • Detergentes, limpadores instantâneos, produtos de limpeza de fornos ou à base de amônia e saponáceo (São produtos químicos que podem danificar o acabamento dos móveis)
  • Esponjas duras, ásperas e palhas de aço (Podem riscar e danificar os móveis) É recomendável apenas o uso de detergentes neutros.
  • Evitar o contato direto de vinagre, sal e limão (substâncias alcalinas em geral) com os móveis, pois também podem, com o tempo, causar danos;

Como limpar as ferragens

Se possível o melhor é desmontar as dobradiças, enfeites, puxadores, etc., de metal ou alumínio que enfeitam o móvel. Mas se não for, tirar toda a poeira da ferragem com uma escova e pano úmido.

Colocar delicadamente uma camada de cera incolor em toda a volta da ferragem a ser tratada, para proteger a madeira do móvel.

Limpar as ferragens com um pano molhado com querosene, sem derramar na madeira e sem deixar que este pano se arraste pelas partes enceradas o que levaria a retirar a cera e desproteger a madeira.

Se ainda assim ficar alguma ferrugem, pode também passar qualquer produto contra ferrugem que se encontre no mercado. Esfregar com Bombril, até ficar completamente limpo.

Limpar com pano umedecido em querosene, novamente com um pano umedecido em água e sabão neutro. Esfregar com uma flanela até ficar com o brilho desejado.

Dica: Ferrugem em móveis de metal sai com terebintina. 


Conservação de partes metálicas

As partes metálicas deverão ser limpas só mente com pano seco tipo flanela, podendo-se aplicar um pano úmido bem torcido.

NUNCA USE produtos químicos de qualquer espécie, eles podem danificar a pintura.

Para a limpeza e conservação do cromado, devem-se evitar produtos abrasivos como esponjas metálicas, saponáceos ou sapólio, álcool, detergentes, tênis ou qualquer tipo de solvente.

Deve-se limpar utilizando somente pano limpo umedecido com água e sabão ou detergente neutro, em seguida usar pano seco.

Nas regiões de maresia ou ambientes agressivos a limpeza deve ser semanal.

Quando o brilho diminuir de intensidade, passar cera automotiva líquida ou silicone com um pano macio.

Os cromados devem ser limpos com uma flanela seca. Se você precisar remover qualquer resíduo use um limpador multiuso (veja) e depois seque bem.


Dobradiças e corrediças

Utilize apenas pano macio ligeiramente umedecido e sabão neutro. Seque totalmente em seguida.

Evitar o acúmulo de poeira, gordura ou umidade sobre as dobradiças e corrediças, porque podem prejudicar o seu bom funcionamento e/ou ocasionar oxidação.


Puxadores

Utilize apenas pano macio umedecido com água. Seque totalmente em seguida.